Veganismo e a moda: uma relação que deve ser cada vez mais valorizada!


O veganismo é muito mais do que uma dieta (que não é necessariamente ligada a vida saudável), e sim uma forma mudar a maneira que costumamos nos relacionar com o planeta. É comum pensar no veganismo e não associar esse conceito diretamente com a moda. Parece óbvio para quem já aderiu a esse estilo de vida, mas para a maioria das pessoas ainda é um assunto que desperta muitas dúvidas e curiosodades (e as proteínas? hahaha).

O veganismo é um estilo de vida que vai muito além do consumo de alimentos livres de origem animal, e compreende também não vestir ou consumir nada que se baseie na exploração de animal - em todos os aspectos de nossa vida. Seguindo essa maneira de pensar, aderir a moda vegana significa não usar materiais como lã, seda, couro, uma série de materiais plásticos e quaisquer outros materiais com componentes animais ou muito poluentes. No mundo da cosmética essa relação se estreita ainda mais, uma vez que uma infinidade de produtos de beleza possuem componentes de origem animal ou realizam testes em animais (o que por si só seria tema para inúmeros textos por aqui).

Uma maneira simples de começar a se aproximar disto é olhar com cuidado a etiqueta das peças antes de comprá-las, e analisar a sua composição básica. Já existem muitas organizações independentes que criam listas de marcas livres de crueldade e cobram cada vez mais transparência desses setores. O PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, ou em português: Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), é uma dessas associações que lutam contra a exploração de animais, principalmente nas indústrias farmacêutica, cosmética e da moda. O PETA aprova inúmeras marcas brasileiras, e também a Côté como uma marca completamente livre de crueldade animal, além de não conter nenhum tipo de produto com origem animal em suas peças (go vegan!)

Para se vestir de forma vegana não é necessário fazer grandes sacrifícios, apenas compreender melhor de onde vêm e como são produzidas as nossas roupas e produtos de beleza. Essa postura cria um vínculo muito especial da moda com a nossa cultura, e torna o consumo uma atitude consciente, que incentiva cada vez mais o surgimento de novas empresas éticas, e nos da uma noção real do impacto do nosso consumo com a natureza. Também é libertador saber que os materiais, alimentos e produtos que utilizamos no nosso dia a dia são cada vez mais conscientes e livres de crueldade.

#veganismo #modaconsciente #modasustentavel #modavegana #modaética #consumoconsciente #vegana #acessóriosveganos #design

Posts Recentes