Ecofeminismo: o que é e porque você deve sim saber mais sobre isso!


Nossa relação com o planeta deveria assumir um papel protagonista em nossas vidas.

Primeiro porque a Terra nos fornece tudo o que usamos ou deixamos de usar, além de ser o lar para mais de sete bilhões de humanos e incontáveis seres não-humanos. Segundo, porque essa relação é que determinará o futuro da nossa e de todas essas vidas que compartilham o mesmo meio.

Uma associação entre movimentos ambientalistas e feministas já começou a ser pensada na década de 1970, e defende basicamente que assim como a exploração dos corpos femininos ocorre - seja na criação e multiplicação de espécies animais para a pecuária, para a indústria do leite e seus derivados ou para a produção de ovos na apicultura e mesmo ovas de peixes (você já havia se dado conta que as fêmeas são as mais lucrativas para a indústria?) a exploração dos recursos do planeta (que chamamos de Terra ou Gaia, um símbolo feminino) também é fruto do patriarcado.

De acordo com esse movimento, o patriarcado ou a cultura da força e da superioridade masculina, se apoia em cinco pilares, que co-relacionam a luta feminista, vegana e ambiental: sexismo, racismo, exploração de classe, especismo e destruição ambiental. Relacionando a ideia da mulher como uma fonte fértil e inesgotável, assim como a natureza. A ideia do masculino, por sua vez, é associada a uma cultura, ou seja, o conjunto de regras que regem a sociedade e estabelecem controle sobre a natureza.

Nessa luta, que deve ser conjunta, as ecofeministas buscam a libertação de si mesmas e da exploração da natureza através do olhar feminino, se distanciando de uma visão masculina sobre o assunto. Assim, quando passamos a nos preocupar com o nosso impacto o planeta, sobre o uso de recursos naturais e da exploração de animais com viés econômico, nós nos preocuparemos também com a luta da libertação feminina e da natureza.

#veganismo #ecofeminismo #vidasaudável #consumoconsciente #sustentabilidade #moda #modaconsciente #modasustentável #acessóriosveganos #vagano

Posts Recentes